Proteção em Prensas e Similares

Prensa Hidráulica - PH

 

  

Tais prensas são normalmente utilizadas em operações de repuxo profundo, pois possuem as maiores capacidades de força de estampagem. As prensas hidráulicas (PH) têm como característica a força constante em qualquer ponto do curso do martelo e possuem, geralmente, o corpo em forma de “H”, com duas ou quatro colunas, com mesa fixa ou regulável, horizontal ou inclinada, podendo ter inúmeras outras características adicionais, como o duplo e o triplo efeito.

Quando acionada, através de um pedal elétrico, pneumático ou hidráulico, ou comando bi-manual (é proibido o uso de pedais ou alavancas mecânicas), o martelo recebe o movimento de um ou mais cilindros hidráulicos que se deslocam pela ação do fluído (óleo) que é injetado por bombas hidráulicas de alta pressão e motores potentes. Seu movimento, na maioria das vezes, é lento e, do mesmo modo que nas PMEFE, pode ser interrompido a qualquer momento do ciclo de trabalho.

As Prensas Hidráulicas (PH), por suas características peculiares, podem apresentar falhas como:

- Avanço involuntário (válvula pilota sozinha);

- Falha no comando das válvulas (não desliga(m));

- Queda do martelo.

As prensas hidráulicas podem possuir modo de acionamento contínuo com o uso de alimentadores automáticos; nesta condição, os riscos de acidentes são maiores, já que não existe comando do homem para a execução do ciclo.

 

Estrutura

Este tipo de prensa pode ser confeccionada em ferro fundido, aço fundido ou em chapa de aço soldada

 

PH: Prensa hidráulica.

 

 

Principais Componentes da PH

 

Cilindro hidráulico. Desenho em corte de cilindro hidráulico.

 

 

 

 

Válvula ou bloco de segurança hidráulico

São dispositivos eletromecânicos especiais instalados em sistema hidráulicos, com a finalidade de controle seguro contra acionamentos involuntários ou falhos de componentes comandados que acionem partes de máquinas que coloquem em risco o indivíduo. Devem possuir redundância e monitoração do acionamento das válvulas.

 

2.4.2.2 Válvula de retenção

 

Válvula de retenção é aquela que impeça a queda do martelo em caso de falha do sistema hidráulico ou pneumático.

 

 

 

Zona de prensagem

O espaço entre o martelo e a mesa da prensa onde se coloca o ferramental é chamado zona de prensagem, sendo a área onde o martelo aplica a força. Nesse espaço encontra-se a maior área de risco, visto que a exposição do operador pode ocorrer a cada ciclo, repetindo-se várias vezes ao longo da jornada. Diferentemente das prensas mecânicas excêntricas com engate de chaveta, a zona de prensagem poderá dispor de variados recursos para proteção.

2.4.4 Proteção em prensas hidráulicas

Além das proteções físicas é possível dispor de proteções com detecção através da aproximação, tais como cortinas de luz e dispositivos de comando bimanual, que atenda a NBR-14152:1998 tipo IIIC. O número de comandos bimanuais deve corresponder ao número de operadores na máquina.

As cortinas de luz deverão ser adequadamente selecionadas e instaladas, com redundância e autoteste, classificadas como tipo ou categoria 4, conforme a IEC EM 61496:2004 e a NBR 14009:1997. Havendo possibilidade de acesso a áreas de risco não monitoradas pela(s) cortina(s), devem existir proteções fixas ou móveis dotadas de intertravamento por meio de chaves de segurança, garantindo a pronta paralisação da máquina sempre que forem movimentadas, removidas ou abertas, conforme a NBRNM 272:2002 e NBR 273:2002.

Os pedais de acionamento devem ser evitados; porém, em casos onde tecnicamente não é possível a utilização de acionamento através de controle bimanual, poderá ser admitido o uso de pedais com atuação elétrica, pneumática ou hidráulica desde que instalados em uma caixa de proteção contra acionamento acidental e somente com a zona de prensagem protegida através de barreira física, cortina de luz ou utilização de ferramenta fechada. O número de pedais deverá corresponder ao número de operadores na prensa, com chave seletora de posições tipo yale ou outro sistema com função similar, de forma a impedir o funcionamento acidental da prensa sem que todos os pedais sejam acionados.

Para manutenção e troca de ferramenta, a máquina deverá ter suas energias zeradas e bloqueadas, além do uso de dispositivo de retenção mecânica.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode