Proteção em Prensas e Similares

Comandos Elétricos de Segurança

 

As chaves de segurança das proteções móveis, as cortinas de luz, os comandos bi-manuais, as chaves seletoras de posições tipo yale e os dispositivos de parada de emergência devem ser ligados a comandos elétricos de segurança, ou seja, CLP ou relés de segurança, com redundância e autoteste, classificados como tipo ou categoria 4, conforme a NBR 14009:1997:2001 e NBR 14153:1998, com rearme manual.

As chaves seletoras de posições tipo Yale, para seleção do número de comandos bi-manuais, devem ser ligadas a comando eletro-eletrônico de segurança de lógica programável (CLP ou relé de segurança).

 

Chave seletora de posições tipo Yale.

 

Chaves para intertravamento de proteções móveis.

 

 

CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL (CLP) DE SEGURANÇA

É um sistema computadorizado eletrônico industrial destinado a controlar e checar, de modo redundante, os sinais elétricos de comando de uma máquina, inibindo seu funcionamento no eventual aparecimento de falhas.

O software instalado deverá garantir a sua eficácia, de forma a reduzir ao mínimo a possibilidade de erros provenientes de falha humana em seu projeto, devendo ainda possuir sistema de verificação de conformidade, a fim de evitar o comprometimento de qualquer função relativa à segurança, bem como não permitir alteração do software básico pelo usuário, conforme o item 4.10 da NBR 13930 e o item 12.3 da EN 60204:2006.

 

Controlador lógico programável de segurança

 

 

RELÉS DE SEGURANÇA

São unidades eletromecânicas ou eletrônicas com supervisão, com dois canais, de acionamento positivo em seus contatos ou circuitos, abertos em série, cumprindo, assim, a exigência de redundância. Com a conexão dos dispositivos externos e a inclusão de seus contatos em pontos corretos do circuito elétrico de automação da máquina, obtêm-se um equipamento seguro quanto à sua parada.

 

Diagrama de ligação do circuito de segurança.

 

Relés de segurança.

 

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode