Proteção em Prensas e Similares

Martelo Pneumático

O martelo pneumático é usado para forjamento de peças. Possui uma câmara pneumática que fica constantemente pressurizada por meio de válvulas de ar. Quando é acionado, a válvula libera o ar comprimido que libera o martelo, permitindo sua descida por gravidade ou pela força exercida por outra câmara de ar comprimido. No mesmo, não é possível adoção de dispositivo de detecção através da aproximação, tais como cortina de luz ou dispositivos fixos tipo comando bi-manual para comandar a parada do martelo.

 

 

 

 

 

 

Proteção em martelos pneumáticos

Do mesmo modo que as prensas mecânicas excêntricas de engate por chaveta, o acesso a zona de prensagem deverá ser impedido por todos os lados, através de proteção física fixa durante o ciclo normal de trabalho. Em situações de trabalho a morno e a quente admite-se a utilização de pedais de acionamento com atuação elétrica, pneumática ou hidráulica, adequadamente protegidos contra acionamento acidental e proteção parcial da zona de alimentação e descarga com uso de tenazes ou pinças, desde que sejam adotadas medidas de proteção que garantam o distanciamento do trabalhador.

Para manutenção e troca de ferramentas, a máquina deverá ter suas energias (elétrica, hidráulica, pneumática e de gravidade entre outras) zeradas e bloqueadas, além do uso de dispositivo de retenção mecânica.

É proibido o uso de pedais ou alavancas mecânicas para acionamento. Comandos do tipo bi-manual poderão ser utilizados como acionadores a fim de eliminar o pedal, porém não constituem proteção.

Além das proteções já elencadas para as prensas mecânicas excêntricas de engate por chaveta, deverão ser adotados.

- O parafuso central da cabeça do amortecedor preso com cabo de aço;

- O mangote de entrada de ar com proteções que impeçam sua projeção em caso de ruptura;

- Todos os prisioneiros (inferior e superior) travados com cabo de aço para evitar a projeção.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode