Proteção em Prensas e Similares

 

OUTROS DISPOSITIVOS COMPLEMENTARES PARA MONITORAMENTO DE ÁREA

 

Dispositivos de monitoramento de área, através da detecção por aproximação, são utilizados complementarmente para monitoramento e envio de sinal de que a área foi invadida, determinando a paralisação da máquina e impedindo o seu funcionamento até que a área esteja livre da presença de pessoas e um novo comando seja dado.

Sua instalação deve ser precedida de análise de risco conforme NBR 14009:1997 e deve ter sua instalação de acordo com a EN 999:1998, para a garantia da distância de segurança.

A utilização do scanner deve ainda observar a EN 61496:2004, e os tapetes e batentes, como possuem contato mecânico, devem observar a EN 1760:1997.

 

SCANNER

 

Os monitores de área a laser são utilizados no monitoramento sem contato de uma área livremente programável. Não são necessários refletores separados. Sua instalação é simples, pois o transmissor e o receptor são acomodados em um único equipamento.

 

Scanner.

 

Monitor de área a laser (scanner).

 

Monitor de área a laser (scanner).

 

TAPETE DE SEGURANÇA

Estes dispositivos são usados para fornecer proteção à uma área de piso ao redor de uma máquina. A matriz dos tapetes interconectados é colocada ao redor da área classificada, e qualquer pressão (ex.: passos do operador) causará o desligamento da unidade controladora do tapete da fonte de alimentação do perigo.

Os tapetes sensíveis à pressão são freqüentemente usados dentro de uma área fechada contendo diversas máquinas, como na produção flexível ou células robóticas. Quando o acesso for requisitado dentro da célula (para ajustes do robô, por exemplo), ele previne movimentação perigosa, no caso de o operador se desviar da área segura.

O tamanho e o posicionamento dos tapetes devem ser calculados usando-se a fórmula da norma EN 999:1998 “Posicionamento dos equipamentos de proteção com respeito às velocidades de abordagem de partes do corpo humano”2.

 

2 PRINCÍPIOS de Segurança. Disponível em:<http://castroingenium.no.sapo.pt/>. Acesso em: 22/02/2006

 

 

 

Tapetes de segurança.

 

Exemplo de aplicação de tapetes de segurança

 

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode