Proteção em Prensas e Similares

Guilhotina, tesoura e cisalhadora (Manual, Mecânica e Hidráulica)

 

Seu principio de funcionamento é semelhante ao da prensa mecânica e hidráulica, diferenciando-se apenas pelo movimento vertical que, neste caso, é feito pelo suporte das laminas de corte na parte superior.

No caso de tesouras, estes equipamentos operam com jogo laminar inferior e superior (facas), geralmente acionados por carnes ou cilindros hidráulicos, porém suas funções são de corte.

Proteção em guilhotinas, tesouras e cisalhadoras

As guilhotinas, tesouras e cisalhadoras devem possuir na zona de corte, proteção fixa e, havendo necessidade de intervenção freqüente nas laminas, proteções moveis dotadas de intertravamento com bloqueio, por meio de chave de segurança, para impedir o ingresso das mãos e dedos dos operadores nas áreas de risco. As dimensões para distanciamento seguro devem obedecer a NBRNM-ISSO 13852:2003. Nas operações com guilhotinas, com a zona de corte devidamente protegida, podem ser utilizados os pedais com atuação elétrica, pneumática ou hidráulica, desde que instalados no interior de uma caixa de proteção, atendendo o disposto na NBRNM ISSO 13853:2005. Não se admite uso de pedais com atuação mecânica.

 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Web grátis Webnode